top of page
fundo.png

Uma forma melhor de verificar diplomas e credenciais para emprego

Para os empregadores, o processo de tentar verificar as credenciais de um candidato pode ser demorado e frustrante. Para ajudar a agilizar e simplificar o processo, um projeto financiado pela UE, o Qualichain está a usar tecnologias de blockchain, semântica, análise de dados e gamificação. O resultado pode mudar a forma como avaliamos diplomas, certificados e outras qualificações.

O recrutamento é um processo demorado, que começa com centenas, senão milhares, de inscrições e currículos, eliminando os candidatos não qualificados e depois selecionando entre os candidatos restantes.


“Como se o processo não fosse desafiante e suficientemente demorado, há também muitas formas e formatos de diplomas e certificados a circular", diz Panagiotis Kokkinakos, investigador na EPU-NTUA e coordenador técnico do projeto Qualichain. “Cada país e instituição usa formatos diferentes, documentação diferente e bases de dados desintegradas, tornando extremamente difícil para os empregadores verificarem as credenciais de um candidato”.


De acordo com Kokkinakos, as credenciais de educação têm vindo a resistir à evolução da tecnologia. No entanto, por meio de iniciativas como o projeto QualiChain (Decentralised Qualifications’ Verification and Management for Learner Empowerment, Education Reengineering and Public Sector Transformation), financiado pela UE, esta situação pode rapidamente mudar.


“Ao alavancar o poder das tecnologias blockchain, semântica, análise de dados e gamificação, o QualiChain visa revolucionar a forma como avaliamos diplomas, certificados e outras qualificações”, explica Kokkinakos.


Uma plataforma descentralizada

Na essência do projeto está a criação, testagem e avaliação de uma plataforma descentralizada para armazenar, partilhar e verificar as qualificações de educação e emprego. “O nosso foco está em avaliar as implicações e impacto da utilização da solução, cujo potencial disruptivo reside tanto na exploração das características inovadoras das diferentes tecnologias individuais, como na sua aplicação a uma nova área”, comenta Kokkinakos.


Os principais serviços da plataforma incluem: gestão e verificação de prêmios/qualificações; gestão de carteira de cursos e formações; aconselhamento de carreira; gestão de competências; avaliação e desenvolvimento de competências; bem como consultoria e apoio à decisão.


Programas piloto

Cada um desses serviços está sendo testado atualmente em vários cenários reais. Por exemplo, o caso de teste "aprendizagem ao longo da vida" está a investigar a forma como as tecnologias blockchain podem suportar os alunos e formandos ao longo das suas carreiras. À medida que os indivíduos atingem determinados marcos, eles ganham Crachás Inteligentes, que incluem informação sobre as competências adquiridas. Esses crachás inteligentes são então armazenados na blockchain, garantindo a validade da competência e eliminando o risco de qualificações falsificadas.


“À medida que as pessoas continuam a ganhar esses crachás, eles começam a receber recomendações personalizadas acerca das últimas ofertas de emprego que correspondem às suas competências”, acrescenta Kokkinakos. “Com base na procura do mercado de trabalho, eles também recebem recomendações sobre o que estudar a seguir".



Um grande passo em frente

Após os resultados iniciais dos casos de teste, o projeto desenvolveu uma versão beta da plataforma QualiChain, que deve ser lançada no primeiro semestre de 2021. Além disso, para garantir a aceitação da plataforma, o projeto também está a colaborar com várias iniciativas líderes na UE, Incluindo o DE4A, o KRAKEN e o SEAL.


“O nosso objetivo consiste em oferecer uma solução viável, confiável e financeiramente sustentável, capaz de transformar e revolucionar tudo, desde a educação pública e privada até o mercado de trabalho, formulação de políticas e procedimentos administrativos do setor público”, conclui Kokkinakos. Graças à colaboração excepcional entre os parceiros do projeto, estamos agora um passo mais perto de fazer exatamente isso.


5 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page