Sobre o projeto
A transformação digital é marcada por uma intensa aceleração tecnológica em vários ramos da sociedade, possibilitando a modernização de procedimentos administrativos por via de novas soluções digitais de vital importância para o aumento da produtividade e sucesso das instituições. No entanto, as àreas de recursos humanos, especialmente as afectas ao setor público, dependem ainda de processos manuais realizados utilizando formatos tradicionais e documentação em papel. Isto resulta em atividades extremamente morosas e vulneráveis à ocorrência de fraudes, como por exemplo a apresentação de falsos diplomas em processos de recrutamento e seleção de trabalhadores especializados e altamente qualificados.
A Secretaria de Saúde e Proteção Civil (SRS), em conjunto com o seu parceiro estratégico da iniciativa Madeira Digital Health and Wellbeing (Saúde Digital e Bem-Estar na Madeira), UNINOVA, concluiu recentemente a implementação do projeto QualiChain- Decentralised Qualifications' Verification and Management for Learner Empowerment, Education Reengineering and Public Sector Transformation. Com início a 1 de janeiro de 2019, o projeto foi concluído a 31 de dezembro de 2021, executando um financiamento total de cerca de 4 milhões de euros distribuídos por 12 parceiros.
O QualiChain desenvolveu uma plataforma experimental para armazenar, partilhar e verificar de forma automatica a validade de qualificações profissionais. Conectando empregadores com universidades, pessoas em busca de emprego ou formandos, a plataforma Qualichain comprovou o impacto de novas tecnologias, tais como a blockchain, a semântica ou a utilização de tecnicas de análise de dados no mercado de trabalho e correspondentes procedimentos administrativos associados ao sector público. Sendo um parceiro chave, e responsável por testar as soluções do projeto no caso de teste intitulado “Fornecimento de Serviços de Recrutamento e Gestão de Competências para o Setor da Saúde”, a SRS forneceu requisitos e apreciação sobre a implementação dos processos de recrutamento, desenvolvimento de carreira e mobilidade, inerentes à área da saúde.
O projeto QualiChain evidenciou possíveis lacunas nas práticas e procedimentos atuais, permitindo identificar recomendações que potênciem um aumento de produtividade e aquisição de um nível de excelência na área. Os resultados obtidos receberam comentários muito positivos da Comissão Europeia e do grupo de especialistas independentes que avaliaram o projeto, reconhecendo o potencial que a plataforma poderá ter para ajudar a agilizar e simplificar o processo de verificação de credenciais e referências em toda a Europa. Os principais serviços da plataforma incluem: gestão e verificação de prêmios/qualificações; gestão de carteira de cursos e formações; aconselhamento de carreira; gestão de competências; avaliação e desenvolvimento de competências; bem como consultoria e apoio à decisão. Os resultados são abertos e podem ser fornecidos à comunidade para exploração.