top of page
medium-shot-couple-dancing-together.jpg

Plataforma inteligente de big data para oferecer suporte personalizado baseado em evidências para uma vida saudável e independente em casa

smartbear

Sobre o projeto

A Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil (SRS) está atualmente a executar o projeto SMARTBEAR- SMART BIG DATA PLATFORM PARA OFERECER APOIO PERSONALIZADO BASEADO EM EVIDÊNCIAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E INDEPENDENTE EM CASA, que visa fornecer soluções na prevenção e tratamento de comorbilidades associadas com o envelhecimento e, assim, melhorar a qualidade de vida da população sénior. 
SMARTBEAR é um projeto de pesquisa e inovação que visa fornecer uma solução digital inteligente e personalizada para sustentar e apoiar um estilo de vida independente e saudável na comunidade idosa. O principal objetivo do projeto é implementar uma plataforma inovadora usando dispositivos médicos inteligentes, por meio de interações baseadas em evidências viabilizadas pelo uso de dispositivos médicos sensoriais e ambientais, associados a fatores de risco clinicamente significativos em idosos com diversas comorbidades. 
O projeto SMARTBEAR pretende contribuir na procura de soluções que possam apoiar o envelhecimento ativo da população, prevenindo e monitorizando problemas de saúde relacionados com o envelhecimento na Região Autónoma da Madeira (RAM).
Este projeto teve início em setembro de 2019 e, com eventuais constrangimentos decorrentes da atual situação de pandemia devido à doença Covid-19, prevê-se o seu término em maio de 2024, com um financiamento total de 19 993 818 €.
A solução SMARTBEAR será testada em seis países da União Europeia, nomeadamente Espanha, França, Grécia, Itália e Roménia, e a RAM representará Portugal neste estudo. 
No âmbito do SMARTBEAR, a RAM, e especificamente a SRS, como parceira deste projeto, irá proceder à experimentação e avaliação da plataforma no âmbito da prestação de serviços de saúde. Assim, poderá ser possível demonstrar a sua eficácia, extensão, sustentabilidade e rentabilidade futura para o indivíduo e para o sistema de saúde, sendo a UNINOVA o parceiro que fornecerá todo o suporte tecnológico necessário para a implementação desta solução. 
Na Madeira, este projeto financiado pela União Europeia vai fazer uma intervenção personalizada a um grupo de 100 doentes do Serviço de Saúde Pública da RAM, com idade superior a 65 anos com algumas doenças prevalentes na RAM como perda auditiva, doenças cardiovasculares, alterações cognitivas , ansiedade, distúrbios do equilíbrio e lombalgia. 
Todos os 100 participantes que serão recrutados neste estudo devem cumprir o requisito de sofrer de lombalgia crónica, uma vez que é o foco da componente portuguesa deste estudo europeu, que está entre as principais condições de saúde que afetam os idosos. Para tanto, no projeto SMARTBEAR, será realizada uma abordagem de treinamento físico e reabilitação da musculatura lombar. Esta formação será em parceria com o projeto Smart4Health, a ser implementado na RAM pelo SRTC. 

Participe no estudo SMART BEAR na Madeira

Tem mais de 65 anos?
Sofre de algum tipo de comorbidade?
Consegue utilizar o telemóvel facilmente?

fundo.png

Dia aberto para novas inscrições no projeto SmartBear

Apresentação do projeto SmartBear nas instalações do Clube Naval do Funchal

Atualização dos equipamentos no domicílio dos participantes do projeto SmartBear

Evento de encerramento do Projeto Smart4Health

bottom of page