top of page
icu4covid

Um Sistema Ciber-Físico para Telemedicina e Cuidados Intensivos 

Sobre o projeto

O atual surto pandêmico da doença Covid-19, que agora afeta um grande número de pessoas em vários países da Europa e do mundo, destacou muitas das deficiências nos sistemas de gestão de saúde dos países da União Europeia. Em geral, os serviços de saúde europeus responderam bem à crise emergente do Covid-19, especialmente onde as capacidades das unidades de terapia intensiva (UTI) correspondiam às necessidades, onde essas unidades eram preparadas e cooperavam coletivamente, compartilhando conhecimento científico e metodologias aplicadas e, adicionalmente, onde foram capazes de prevenir a propagação da doença entre profissionais de saúde e pacientes.

A Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil (SRS) terá em breve em execução um projeto financiado pelo programa comunitário Horizonte 2020 em parceria com a UNINOVA, denominado ICU4COVID- CYBER-PHYSICAL INTENSIVE CARE MEDICAL SYSTEM FOR COVID-19 , que visa proporcionar soluções na área de cuidados intensivos, capacitando as unidades de cuidados intensivos hospitalares com recursos tecnológicos inovadores, permitindo uma melhor gestão e sustentabilidade dos sistemas de saúde.

O projeto ICU4COVID vai instalar e testar esta infraestrutura tecnológica e organizacional em vários ICU Hubs na Europa, um dos quais na RAM, proporcionando uma solução inovadora no domínio das novas tecnologias nos procedimentos de cuidados intensivos do Serviço Regional de Saúde e aos respetivos usuários da RAM. A UNINOVA é a coordenadora do projeto e uma das responsáveis pela instalação e integração da respectiva solução tecnológica. O projeto terá início em janeiro de 2021 com uma duração total de 24 meses e um financiamento global de 10 497 100 €.

Hoje, apenas 47% dos hospitais contam com a cobertura recomendada de especialistas em terapia intensiva e esta não está distribuída uniformemente entre centros urbanos e áreas periféricas. O projeto ICU4COVID, através da utilização de Cyber-Physical Telemedicine and Intensive Care Systems (CPS4TIC), visa permitir que estruturas de UTI existentes ou recém-criadas desenvolvam as suas atividades em parceria com um ICU Hub, através do estabelecimento de uma unidade central, seguida de várias unidades conectados por meio de hospitais periféricos.

O sistema CPS4TIC foi usado com sucesso nos primeiros meses do surto de pandemia de Covid-19 de 2020 para garantir o diagnóstico e tratamento eficazes de pacientes com Covid-19, além de reduzir significativamente o risco de disseminação da infecção por SARS-coV-2 nas UTIs. O CPS4TIC consiste em um cockpit de telemedicina na UTI central, consoles de telemedicina em cada uma das UTIs hospitalares periféricas e plataformas de conectores e Hubs inteligentes de cabeceira incluindo um braço robótico, em ambos os tipos de UTIs, além de telemonitoramento nos hospitais centrais e periféricos. O ICU Hub opera no contexto de telemedicina e telemonitoramento contínuo em tempo real no âmbito do monitoramento inteligente à beira do leito.

O ambiente inteligente de monitoramento à beira do leito reduz significativamente o risco de infecção entre os profissionais de saúde nos hospitais centrais e periféricos.

O projeto ICU4Covid inclui parceiros de 6 países da União Europeia (Alemanha, Luxemburgo, Portugal, Áustria, Grécia e Holanda) e irá implementar e testar o sistema CPS4TIC em larga escala com oito ICU Hubs na Europa (quatro nos países da consórcio inicial deste projeto de pesquisa e quatro selecionados por concurso).

Este projeto de pesquisa abrangerá mais de 30.000 pacientes por ano, entre aproximadamente 60 milhões de cidadãos de todos os países envolvidos. Na RAM está prevista a instalação de uma unidade de UTI que permitirá o monitoramento de 11 leitos.

fundo.png

Apresentação do Projeto “Woundscope”

Apresentação do “Hub Azul Madeira”

Reunião do Health & Care Cluster em Lisboa

Presença da Iniciativa na "Digital Health Summit 2022"

bottom of page